Pequeno empreendedor de Ilhéus recebe consultoria no próprio local de trabalho
Nesta segunda-feira, dia 9, o pequeno empresário do Bairro da Conquista, Everaldo Silva Santos, dirigiu-se logo cedo ao Balcão do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), para se cadastrar e obter os benefícios do novo projeto do setor. Em parceria com oServiço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são oferecidas consultorias personalizadas aos micro e pequeno empreendedores, através de visitas ao próprio local de trabalho. Os agentes de orientação do Programa de Negócio a Negócio identificam as potencialidades e necessidades do empreendedor e produzem um relatório de gestão personalizado com orientações para o desenvolvimento do negócio.
Seu Everaldo abriu há cerca de seis meses uma loja de manutenção de eletrodomésticos e de comercialização de peças. “Quero buscar as orientações adequadas para meu negócio dá certo”, comenta. Seguindo os direcionamentos do Balcão do Empreendedor, ele já está com todos os documentos de sua pequena empresa regulamentados. “Estou começando meu negócio agora, preciso saber sobre administração, afinal tenho pouco capital e preciso fazer meu empreendimento crescer”, afirma o negociante do Bairro da Conquista.
Conforme informa o agente de orientação do Sebrae, o economista Elton Portela, após o contato na manhã desta segunda-feira, serão realizadas visitas na empresa deseu Everaldo durante um período de dois a três meses. “Nesta fase, faremos estudos, elaboraremos diagnósticos e vamos direcioná-lo para participar de produtos do Sebrae como cursos, capacitações e práticas de gestão”, destaca o economista. “De acordo com o cenário apresentado pelo comerciante, neste primeiro contato, acreditamos que no prazo médio de seis meses ele terá o retorno do investimento aplicado”, frisa.
Metodologia - O trabalho de consultoria in locoserá realizado em dois momentos. Oprimeiro contato será feito no Balcão do Empreendedor, no andar térreo do Anexo de Secretarias, na Rua Santos Dumont, Centro de Ilhéus, sempre as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 18horas. No encontro, os agentes de desenvolvimento farão o cadastro do micro empreendedor e vão agendar a visita ao seu local de trabalho, dando início ao segundo momento.
Serão realizadas seis visitas nas quais os técnicos do Sebrae farão um diagnóstico empresarial, verificando as necessidades e potencialidades do negócio, para a produção de uma estratégia administrativa. Conforme informa o agente de desenvolvimento da Sedic, Roberto Garcia, esse é um serviço de orientação e aproveitamento das potencialidades do empreendedor. A partir da visita serão oferecidos produtos que favoreçam ao desenvolvimento econômico dos pequenos negociantes de ilheense.
Roberto Garcia ressalta que, além desse novo serviço, o balcão também terá disponível, a partir da próxima semana, o trabalho de um técnico do setor de tributos da prefeitura. O objetivo é acelerar o processo de liberação dos alvarás de funcionamento dos microempreendedores individuais.
Balcão do Empreendedor – O Balcão do Empreendedor foi criado pela Sedic, em maio, e segundo o Sebrae, o serviço já é referência para o Território de Cidadania Litoral Sul, que inclui 26 municípios na área de abrangência da Unidade do Sebrae na região.Até o início deste mês de agosto, o serviço totalizou 1.434 atendimentos aos microempreendedores ilheenses, que compreendem o universo de 4.027 em todo o município.
Conforme explica o vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado, o Balcão do Empreendedor atende às exigências da Lei Complementar nº 123/06 – Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que regulamenta a atividade. No espaço a secretaria oferece serviços de formalização de empreendedores, liberação de alvarás, cursos de capacitação, consultorias empresariais, auxílio para entrega da Declaração Anual de Faturamento e análise para concessão de microcrédito.